• Clique para realizar uma busca
  • Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

16/03/2017

Diretoria da Santa Casa se reúne com prefeito Gilson de Souza

O prefeito de Franca, Gilson de Souza recebeu em seu gabinete, o Presidente do Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca.

Durante a reunião, que aconteceu no último dia 14/3, o presidente da Santa Casa, José Cândido Chimionato tratou com o prefeito sobre as demandas de custeio e recursos para a gestão do complexo hospitalar no exercício de 2017, apresentando a importância da continuidade da parceria entre a prefeitura e a instituição para a gestão da Santa Casa, que atende a população de Franca e mais 22 municípios da região.

14/03/2017

Oficina de Redes - Alta Responsável

A equipe da Santa Casa de Franca, participou no dia 14/3, da Oficina de Redes – Alta Responsável.

O intuito do evento - que aconteceu no DRS VIII - foi apresentar dos Protocolos, Fluxograma de Alta Hospitalar Responsável, alinhamento em Rede de Saúde como dispositivo de garantia de integridade do usuário, Qualidade de Gestão e Assistência – Indicadores Sustentáveis e Benefícios para qualidade das ações em rede.

O evento contou com a Diretora do DRS Adriana Ruzene, Estela L Zani de Faveri, Humanização do DRS VIII.

Estiveram presentes ao evento, Priscilla Leão (Gerente Recursos Humanos), Ana Carolina  Botto Paulino (Gerente Assistencial), Liliane Sato (Gerente Hospitalidade), Rute C. B Morais Silva (Supervisora de Humanização, Ensino e Pesquisa), Gabriela S. K. Covas de Paula (Supervisora Centro de Reabilitação), Tânia Mata Marchezin (Supervisora de Fisioterapia).

14/03/2017

PRESIDENTE DA SANTA CASA RECEBE VISITA DA VEREADORA CRISTINA VITORINO

A vereadora Cristina Vitorino, visitou a Santa Casa de Franca no último dia 13 de fevereiro, sendo recebido pelo presidente da instituição, José Cândido Chimionato, administrador Hospitalar Thiago Silva e pelo gerente de relações institucionais, Marcelo Reis.

Na ocasião, a vereadora aproveitou para conhecer as demandas do Complexo Hospitalar em relação ao município e  a diretoria também recebeu propostas da vereadora em relação ao atendimento dos usuários do sistema de saúde.

14/03/2017

Equipe da Santa Casa conclui Kaizen no Centro Cirúrgico

Na tarde de 10 de março, a equipe do Kaizen concluiu os trabalhos da semana no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Franca.

A equipe multiprofissional iniciou os trabalhos ainda na semana do Carnaval, identificando os diversos pontos com potenciais melhorias no setor, focando na prevenção da infecção hospitalar, através da conscientização dos profissionais quanto às normas e protocolos de higienização, além de adequações no espaço físico, buscando maior eficiência nos processos da área.

Os profissionais do CCIH da Santa Casa (Comissão de Controle de infecção Hospitalar), da Tecnologia da Informação, Manutenção, Limpeza e demais áreas deram total suporte técnico para que o processo fosse concluído pontualmente nesta sexta-feira, quando todos se reuniram para uma cerimônia oficial no anfiteatro da instituição - e os participantes receberam seus certificados de conclusão.

O presidente da Santa Casa, José Cândido Chimionato parabenizou a todos os envolvidos pelo empenho na realização das melhorias e disse que fará todos os esforços necessários para que o Kaizen continua a trabalhar por mudanças tão importantes para a busca da excelência no atendimento de saúde à população.

Thiago Silva, administrador do Complexo Hospitalar, disse que a experiência da Santa Casa de Franca com a implantação da filosofia Kaizen é pioneira no Brasil no setor hospitalar - e tem servido de exemplo para várias instituições de saúde; Thiago finalizou parabenizando a equipe.

KAIZEN - o que é?

A filosofia Kaizen é originária do Japão e significa “mudança para melhor” – visando a melhoria contínua em todos os processos e estruturas de uma organização, independente de sua linha de atuação. Na área da saúde, a Santa Casa de Franca tem implantado esta filosofia de forma praticamente pioneira, uma vez que apenas alguns hospitais no Brasil já deram início a este trabalho.

PIONEIRISMO

Em pouco mais de três anos o Complexo Hospitalar de Franca (Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer) implantou a filosofia Kaizen, sendo uma das instituições pioneiras no Brasil no setorr da saúde - e tem obtido excelentes resultados, pois, a melhoria nos processos e no próprio espaço resultou em economia e melhor uso de recursos, com foco em novos investimentos, otimização de tempo e dinamização no atendimento ao público usuário das unidades hospitalares.

14/03/2017

Secretários de Saúde da região e DRS VIII visitam Complexo Hospitalar de Franca

O Complexo Hospitalar de Franca (Santa Casa, Hospital do Coração, Hospital do Câncer e AME) promoveu no dia 10/03/17 um encontro no qual recebeu os representantes da área da saúde dos municípios da região.

Houve uma apresentação, feita pelo administrador do Complexo, Thiago Silva, na qual mostrou todos os dados de produção SUS realizados pelas unidades hospitalares, destacando que a Santa Casa de Franca tem um grande esforço de gestão para manter a qualidade da estrutura de atendimento.

O presidente da Santa Casa, José Cândido Chimionato deu continuidade, citando as realizações do complexo e também falando sobre a importância do envolvimento e da união das políticas municipais no sentido de trabalharem juntas pelo fortalecimento da estrutura da prestação de serviços de saúde à população. Na sequencia, acompanhou os presentes por um tour pela instituição, apresentando a estrutura de cada hospital que compõe o Complexo.

Estiveram presentes o vice-prefeito de Franca Frank Sérgio Pereira, a diretora da DRS-VIII Adriana Ruzene, o promotor público Eduardo Tostes, a diretoria do Complexo Hospitalar, diretor administrativo do AME Vilmar Medeiros, diretor médico do AME dr. Francisco Rocha, secretário da saúde de Franca dr. Rodolfo Moraes Silva - e os secretários de saúde e representantes dos 22 municípios da região (Susana Diniz Becari – São José da Bela Vista; Edgar Machado de Andrade – Sales de Oliveira; Moisés Radaeli – Restinga; Wellington Eufrázio – Buritizal; Etiene Alberto Luiz Siquitelli – Ribeirão Corrente; Murilo Silveiro Soares dos Santos – Igarapava; Andréia Ferreira Paula / Janaina Natal – Igarapava; Paulo Roberto Remoto – Oficial Administrativo – Buritizal) .

14/03/2017

Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis.

A obesidade é definida como acumulação de gordura anormal ou excessiva que pode prejudicar a saúde. A obesidade é um fator de risco potente para o desenvolvimento de doença renal. Potencia as principais causas de Doença Renal Crónica (DRC), como diabetes e hipertensão, e tem um impacto direto no desenvolvimento da lesão renal: em indivíduos afetados pela obesidade, os rins têm de trabalhar mais, filtrando mais sangue do que o normal (hiperfiltração) para satisfazer as exigências metabólicas do aumento do peso corporal. A boa notícia é que a obesidade, em grande parte evitável. Educação e consciencialização dos riscos da obesidade e um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercício físico, podem ajudar dramaticamente na prevenção da obesidade e doença renal.

09/03/17 - Em comemoração a Semana do Dia Mundial do Rim, foi realizado orientações sobre a "Prevenção das Doenças Renais" para os pacientes e visitantes do Complexo Hospitalar. No local os profissionais esclareceram as dúvidas sobre doença renal.

09/03/2017

Diretoria da Santa Casa de Franca recebe Vereador Corrêa Neves Júnior

Nesta manhã, 9 de março, o presidente da Santa Casa, José Cândido Chimionato e sua diretoria administrativa e técnica, receberam o vereador Corrêa Neves Júnior em uma reunião, na qual falaram sobre as demandas do Complexo Hospitalar em relação ao município e também acolheram propostas do vereador em relação ao atendimento dos usuários do sistema de saúde.

O vereador esteve acompanhado de sua assessora Denise Silva; por parte da Santa Casa, além do presidente Chimionato, estiveram presentes: Tony Graciano (vice-presidente), Dr. Ciro de Castro Botto (diretor clínico), Dr. Marcelo de Paula Lima (diretor técnico), Dr. Sidnei Martins de Oliveira (diretor financeiro) e Marcelo Reis (gerente de relações institucionais).

07/03/2017

Santa Casa realiza Kaizen no Centro Cirúrgico

Na manhã de 6 de março, aconteceu a abertura oficial do Evento Kaizen no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Franca.

Uma equipe multiprofissional foi escalada dando início aos trabalhos que irão identificar os diversos pontos com potenciais melhorias no setor, focando na prevenção da infecção hospitalar, através da conscientização dos profissionais quanto às normas e protocolos de higienização, além de adequações no espaço físico, que irão proporcionar uma dinâmica mais eficiente nos processos do Centro Cirúrgico.

Os componentes do Kaizen estão contando com o apoio dos profissionais do CCIH da Santa Casa (Comissão de Controle de infecção Hospitalar), da Tecnologia da Informação, Manutenção, Limpeza e demais áreas necessárias ao suporte técnico.
O processo será concluído nesta sexta-feira, 10 de março, quando os participantes se reunirão no anfiteatro da Santa Casa para apresentação dos resultados.

A filosofia Kaizen é originária do Japão e significa “mudança para melhor” – visando a melhoria contínua em todos os processos e estruturas de uma organização, independente de sua linha de atuação. Na área da saúde, a Santa Casa de Franca tem implantado esta filosofia de forma praticamente pioneira, uma vez que apenas alguns hospitais no Brasil já deram início a este trabalho.

Em pouco mais de três anos o Complexo Hospitalar de Franca (Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer) tem obtido excelentes resultados, pois, a melhoria nos processos e no próprio espaço resultou em economia e melhor uso de recursos, com foco em novos investimentos, otimização de tempo e dinamização no atendimento ao público usuário das unidades hospitalares.

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados
Visualcom

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.