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Humanização

Olá!

Seja bem-vindo ao nosso espaço de compartilhar ideias, conceitos e práticas de humanização no Grupo Santa Casa de Franca.

Entendemos que Humanização é “ofertar atendimento de qualidade articulando os avanços tecnológicos com acolhimento, com melhoria dos ambientes de cuidado e das condições de trabalho dos profissionais.” (PNH/2003)

A humanização há muito tempo permeia os valores e princípios da instituição, e várias ações, projetos e programas de humanização já foram desenvolvidos. Mas, em 2014, com a criação do Centro Integrado de Humanização – CIH, a humanização passou a trilhar novos caminhos, incentivando a co-responsabilidade e o protagonismo dos profissionais de saúde.

Várias pessoas e equipes atuam no desenvolvimento da humanização no Grupo Santa Casa, por meio de ações, projetos e atitudes, mesmo que não saibam ou intitulem esse modo de fazer como Humanização.

O CIH foi criado com o objetivo de apoiar os profissionais/equipes na identificação e disseminação das práticas de humanização, favorecendo o trabalho em rede e contribuindo para a integração, a cultura do diálogo e da cooperação entre os profissionais e a rede de atenção à saúde.

Como Atuamos

De forma coletiva e compartilhada, pautado no Plano Institucional de Humanização – PIH, documento elaborado a partir do diagnóstico de necessidades e oportunidades relativas à Humanização dos processos assistenciais e de gestão, alinhado ao planejamento estratégico da instituição e a Política Nacional de Humanização – PNH.

Quem somos

Somos uma equipe interprofissional interessada em discutir as dificuldades e potencialidades do trabalho, compartilhar o cotidiano, acolher e debater as diferenças, buscado por meio do diálogo, da análise e da negociação, propostas que permitam, de fato, melhorias nos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde.

 

Diretrizes/Dispositivos de Humanização implantados no Grupo Santa Casa de Franca

 

  1. Acolhimento com Classificação de Risconas portas de entrada (PMP – Plantão Médico Permanente, Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia, Pronto Socorro Hospital do Coração);
  2. Canais de Escuta aos usuários e profissionais da instituição: Ouvidoria e Pesquisa de Satisfação;
  3. Direito a Acompanhantenos casos permites por lei (Crianças e adolescentes até 18 anos; Pessoas a partir de 60 anos; Pessoas com deficiência - perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano; Pessoas com doença incurável e em estado final de vida; Gestantes durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato;
  4. Visita Ampliada – o horário de visitas aos pacientes internados nas enfermarias foi ampliado, de forma a garantir o elo entre o paciente e sua rede social;
  5. Visita Religiosa – oconforto espiritual, por meio das visitas religiosas, é assegurado aos religiosos de todas as confissões, desde que de comum acordo com os pacientes, ou com seus familiares, conforme estabelecido na lei 9.982/2000 e Normativa Institucional de Visita Religiosa. 
  6. Ambiência – adequação dos ambientes de atenção e cuidado para acolher com privacidade e resolutividade (Brinquedoteca, Classe Hospitalar, Sala de descanso, Refeitório, entre outros projetos);
  7. Grupo de Trabalho de Humanização, Comissão de Humanização e Colegiado Gestor de Humanização– equipe interprofissional que se reúne mensalmente para discutir e propor ações de melhorias para usuários e profissionais de saúde;
  8. Valorização dos Profissionais de Saúde – realização de projetos/ações de atenção e cuidado, e atendimento psicológico e social aos profissionais de saúde;
  9. Clínica Ampliada e Compartilhada – equipe matricial e equipes de referências atuando de forma interdisciplinar, visando garantir a integralidade e continuidade do cuidado na rede de atenção à saúde.   
  10. Outras Ações de Humanização:

 

  • Para conhecer mais sobre a Política Nacional de Humanização – PNH e a Política Estadual de Humanização – PEH (Clique aqui para visualizar)

 

FALE CONOSCO  |  CENTRO INTEGRADO DE HUMANIZAÇÃO

humanizacao@santacasadefranca.com.br

(16) 3711-4168

Rosana Martins: Gerente de Regulação e Planejamento / Humanização

 

Rute Cristina B. Morais Silva: Supervisora de Humanização

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