• Santa Casa no Facebook

Hospital do Câncer de Franca: referência em oncologia para 21 municípios

Av. Pres. Vargas, 2953 - Jardim Dr. Antonio Petraglia, Franca - SP

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 7h às 22h30

 

 

O Hospital do Câncer de Franca tem 19 anos de história no atendimento à comunidade francana. Além de Franca, mais de 20 cidades da região são atendidas pelo hospital, que registra mais de 40 mil atendimentos anuais entre consultas, procedimentos e sessões de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, entre outros - recebendo desde recém-nascidos até adultos – com tratamentos de alto nível técnico.

Um pouco da história

O Hospital do Câncer de Franca é fruto do sonho e empenho de pessoas como os empresários Onofre de Paula Trajano, Pelegrino Donato e Luiza Helena Trajano Donato, que sensibilizados com as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos de Franca e região ao se deslocarem para outras cidades a fim de buscarem tratamento, resolveram que a cidade necessitava urgentemente de um hospital para atender a estas demandas. Assim, estes três beneméritos mobilizaram vários outros empresários da cidade para que juntos levassem adiante este grande projeto, que se concretizou com a fundação em 6 de janeiro de 2002.

Hoje, o hospital é a Unidade Oncológica que faz parte do Grupo Santa Casa de Franca – que engloba ainda a Santa Casa (Hospital Geral de Alta Complexidade), o Hospital do Coração (Unidade Coronariana) e administra os AMES (Ambulatórios Médicos de Especialidades do Governo de São Paulo) das cidades de Franca, Taquaritinga, Casa Branca e Campinas - visando oferecer tratamentos específicos e mais comodidade para pacientes que sofrem com o câncer.

Segundo o atual presidente do Grupo Santa Casa de Franca, Tony Graciano, os primeiros equipamentos foram doados pelo grupo Magazine Luiza, por Pelegrino José Donato e os irmãos Luiza Trajano Donato e Onofre de Paula Trajano. Na época, o hospital atendia cerca de 120 pacientes por mês – e atualmente mantem mais de 1,5 mil pacientes em tratamento.

Tecnologia

Construído inicialmente numa área de 1.300 metros quadrados, o Hospital do Câncer de Franca, precisou ampliar rapidamente suas instalações, para continuar proporcionando um tratamento digno aos seus pacientes, e hoje é referência entre os grandes centros oncológicos do país.

Mantendo um corpo clínico competente e especializado, bem como equipes multiprofissional e técnica altamente capacitadas, o Hospital do Câncer atende a população com serviços de excelência em Quimioterapia, Radioterapia (acelerador linear com tecnologia de ponta Multileafs, uma das primeiras unidades adquiridas no Brasil, que proporciona maior precisão na aplicação de radiação e melhor qualidade de vida para o paciente), Braquiterapia (radioterapia invasiva), Hormonioterapia, Eclipse (ou Sistema de Planejamento Conformacional) e o Aparelho de Ortovoltagem, entre outros, proporcionando um tratamento digno aos seus pacientes.  Dispõe ainda de uma estrutura de apoio multiprofissional nas áreas de psicologia, serviço social, nutrição, medicina nuclear e reabilitação, que envolve amplo trabalho na área de fisioterapia, essencial à plena recuperação do paciente nas etapas do pós-operatório e durante o próprio tratamento. 

Após diversas ampliações atualmente conta com uma infraestrutura moderna e bem equipada, organizada em várias alas como Quimioterapia (Pavilhão Rionegro & Solimões), Radioterapia (Pavilhão Luiza Trajano Donato), alas do Centro de Reabilitação e de Educação e Promoção Social (Pavilhão Onofre de Paula Trajano).

Planos futuros

As metas futuras miram sempre o aumento e aprimoramento da estrutura para atender a população de Franca e dos 20 municípios adjacentes que dependem fundamentalmente do Hospital do Câncer de Franca e do Grupo Santa Casa de Franca, que é um grande patrimônio da sociedade, pois constantemente recebe apoio da comunidade em suas campanhas para captação de recursos que são investidos sempre na melhoria contínua da instituição. Ainda, é de grande importância o apoio oriundo de emendas parlamentares federais, estaduais e municipais – e de parcerias junto ao município.

Além da verba repassada pelo SUS, o Hospital do Câncer de Franca mantém seu sustento através de campanhas realizadas durante todo o ano na cidade, com apoio de empresas parceiras solidárias à causa, como o Grande Leilão (da JP Leilões), Estrela Solidária (da Padaria Estrela), Assescofran (Associação das Empresas Contábeis), Baile da Maçonaria (das Lojas Maçônicas de Franca), Lions Club Franca, Rotary Club de Franca, entre outras - além de doações particulares de cerca de 15 mil pessoas que contribuem mensalmente com a Central de Doações, pelos telefones (16) 3712-3093 ou (16) 99998-8781 – ou ainda pelo site www.santacasadefranca.com.br

____________

. Presidente: Tony Graciano

. 1º Vice-presidente: João Batista de Lima

. Diretor Clínico: Dr. Ulisses Marquez Gianecchini 

. Diretor Técnico: Dr. Laurence Dias de Oliveira

. Gerente Assistencial: Enfa. Wiviane Mendes Nogueira

. Enfermeira-Chefe: Denise Soares de Oliveira

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados