• Clique para realizar uma busca
  • Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

22/02/2017

Gestão Santa Casa de Franca

Tony Graciano, vice-presidente do Complexo Hospitalar (Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer) recebe certificação do Curso de Capacitação e Formação em Gestão de Saúde para Provedores, promovido pela CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas) e ministrado pela Gesti Soluções.

É a Diretoria Administrativa do Complexo Hospitalar investindo em pessoas para melhorar continuamente a gestão, em busca da excelência.

Parabéns Tony Graciano! 
Contamos com seu apoio e novos conhecimentos em prol da saúde de Franca e região.

20/02/2017

Conheça os melhores e os piores municípios em saneamento básico



Ao todo, 34 milhões de brasileiros ainda vivem sem água tratada. Metade da população não tem acesso a rede de esgoto. Doenças, sofrimento, esse é o Brasil do atraso. Um estudo inédito, feito nas 100 maiores cidades do país, revela quais são os dez melhores e os dez piores municípios em serviços de saneamento básico. Veja na reportagem de Sonia Bridi e Paulo Zero.

Ciclar no link:

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/02/conheca-os-melhores-e-os-piores-municipios-em-saneamento-basico.html

20/02/2017

DIA MUNDIAL DA JUSTIÇA SOCIAL

O Conceito de Justiça Social

Como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. Isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.

18/02/2017

Dia Internacional da Síndrome de Asperger

A síndrome de Asperger é frequentemente considerada uma forma altamente funcional de autismo. Diferentemente do autismo clássico, quem tem Asperger não apresenta comprometimento intelectual e retardo cognitivo. Por isso, os primeiros sintomas e sinais do distúrbio costumam ser ignorados pelos pais.

 

Os primeiros sintomas e sinais da síndrome de Asperger podem aparecer nos primeiros anos de vida da criança, mas raramente são valorizados pelos pais como algo negativo, especialmente se as manifestações forem leves. A grande maioria dos diagnósticos é feita na fase escolar, quando a dificuldade de socialização, considerada a característica mais significativa do distúrbio, manifesta-se com maior intensidade, juntamente com o desinteresse por tudo que não se relacione com o hiperfoco de atenção.

Quais são as características das pessoas portadoras da Síndrome de Asperger?

. Interesses específicos e restritos ou preocupações com um tema em detrimento de outras atividades.
. Rituais ou comportamentos repetitivos.
. Peculiaridades na fala e na linguagem.
. Comportamento social e emocionalmente impróprio e problemas de interação social;
. Problemas com comunicação (não há comprometimento da linguagem, estritamente falando).
. Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados.
. Apresentar um Q.I. verbal significativamente mais elevado que o não-verbal.
. Dificuldades em relacionamentos – sente dificuldade em fazer amigos, conseguir parceiros, desinteresse sexual e afetivo por outrem.
. Às vezes as pessoas com SA podem ser consideradas rudes, frias nos seus comportamentos, mas na verdade é só seu modo de tentar reagir ou entender ações.
. Apresentar dificuldade em compreender as mensagens transmitidas por meio da linguagem corporal, não consegue “ler” as intenções do outro.
. Comportamentos variáveis, ora como uma pessoa adulta, ora como uma criança.
. Fazer tudo da maneira que acha mais confortável, sem se importar com a opinião alheia. Isto é válido principalmente em relação à forma de se vestir e aos cuidados com a própria aparência.
. Amor e rancor recíproco – como reagem mais pragmaticamente do que emocionalmente, suas expressões de afeto e rancor podem ser curtas e fracas.
. Pessoas com SA sentem-se compelidas a corrigir erros, ou aquilo que pensam estar errado, mesmo que não conheçam bem o assunto que corrigem. Por isso, podem parecer ofensivos.
. Pessoas com SA tipicamente, tem um modo de falar “pedante”, usando um registro formal muitas vezes impróprio para o contexto.
. A interpretação literal é outro traço comum, tendo dificuldade em identificar ironias, gírias, sarcasmos e metáforas.

15/02/2017

Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil

Nesta terça, 15 de fevereiro, é o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. A data serve para despertar a conscientização da população sobre o problema e valoriza a luta das crianças para superar a doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos cerca de 11 mil crianças e adolescentes de 1 a 19 anos são diagnosticados com câncer no Brasil.

Atualmente, a doença é a causa número 1 das mortes de pessoas nessa faixa etária. No entanto, o diagnóstico precoce pode ser a chave para reverter esse quadro. Por isso, os pais devem sempre estar atentos a quaisquer mudanças na saúde dos filhos, prestando atenção em alguns sintomas que podem estar associados ao câncer. Alguns deles são palidez, manchas roxas sem relação com machucados, febre, dor abdominal e urina com sangue, entre outros.

Se ocorrer surgimento desses e de outros sintomas incomuns, é fundamental a consulta e acompanhamento do pediatra. Já no caso de confirmação da doença, o acompanhamento médico para o tratamento adequado do câncer é fundamental. Além disso, o cuidado psicológico não pode deixar de existir, tanto para as crianças quanto para os pais, para que todos lidem com a situação da melhor maneira possível.

Além do apoio médico e psicológico, várias instituições abraçam a causa com o intuito de melhorar a vida dessas crianças.

Na cidade de Franca/SP, existe o Hospital do Câncer, que além de crianças e jovens, atende também o público adulto, não só da cidade, mas de mais 22 municípios da região, sendo uma instituição de referência no tratamento de câncer.

Você pode ajudar os Hospital do Câncer de Franca com doações!
É só ligar no telefone (16) 3712-3093 e falar com uma de nossas atendentes.

Acesse o site:
www.santacasadefranca.com.br
e conheça um pouco mais sobre o hospital, que é uma das unidades de um complexo hospitalar que engloba o Hospital Geral, Hospital do Coração e o próprio Hospital do Câncer.

15/02/2017

Câmara aprova 1 Milhão para Santa Casa

Durante a sessão da Câmara Municipal, 14 de fevereiro, os vereadores aprovaram em caráter emergencial, projeto do prefeito Gilson de Souza para liberação de verba no valor de 1 milhão de reais para a Santa Casa de Franca.

A Diretoria Administrativa da instituição - que atende mais de 95% de público do SUS - atua incessantemente para gerir recursos de caixa, pois o hospital trabalha acima de 30% do limite contratual.

Desta forma, a parceria com a prefeitura e o apoio dos vereadores tem sido de fundamental importância para que a Santa Casa mantenha o atendimento à população e as obrigações financeiras em dia.

Ainda, a Fundação Santa Casa conta com Diretoria e Equipe Administrativa que desempenham uma gestão responsável e transparente, sempre prestando contas às esferas de governo, ao Ministério Público e à comunidade, através da página de transparência em seu site e publicações no Diário Oficial do Município e revista de Balanço Institucional.

15/02/2017

PESSOAS DO BEM

O vice presidente do Complexo Hospitalar (Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer) Tony Graciano homenageou na tarde desta segunda-feira, 13/2, a sra. Floripes Toniato Silveira por sua colaboração no Leilão JP em prol do Hospital do Câncer de Franca - estendendo os agradecimentos a todos os parceiros que também fizeram doações para o evento.

A campanha em questão, é o Leilão de Gado do JP Leilões, idealizado pelo grande parceiro do Hospital do Câncer, sr. José de Oliveira - carinhosamente conhecido por José Pedrinho (foto), que junto de sua esposa dona Zilda e seus filhos, realiza o evento há mais de 10 anos - ajudando o hospital com várias melhorias e aquisições de equipamentos.

No ano de 2016, o Leilão arrecadou o valor de R$ 100.125,00, utilizados para a aquisição de equipamentos de última geração (2 desfibriladores e 1 eletrocardiógrafo).

 

13/02/2017

Unifran: boas vindas aos alunos de Medicina

A diretoria da Santa Casa de Franca esteve presente hoje à recepção de boas vindas para os calouros do curso de Medicina, na Unifran (Universidade de Franca).

Representando a Santa Casa estiveram presentes José Cândido Chimionato (presidente), Dr. Marcelo de Paula Lima (diretor clínico), Thiago Silva (administrador hospitalar) e Marcelo Reis (gerente de relações institucionais) - que foram recebidos pela equipe da Unifran: Dr. Sinésio Grace Duarte (Coordenador do Curso de Medicina), Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi (Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação) e Profa. Mestre Elisabete Ferro de Sousa Touso (Pró-reitoria de Extensão).

 

José Cândido Chimionato falou aos calouros sobre o Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca, que é composto pelas unidades Hospital Central, Hospital do Coração e Hospital do Câncer, dizendo que a estrutura está à disposição para acolher os estagiários e futuros residentes - por ser uma instituição reconhecida como Hospital de Ensino, pelo MEC e Ministério da Saúde..

 

 

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados
Visualcom