• Clique para realizar uma busca
  • Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

30/03/2017

AME realizou treinamento para equipe de Radiologia.

28/3 - O treinamento foi ministrado pelo Vitor M Gelonezi – Físico Médico ÍSICO MÉDICO 
ABFM RX 291/1220 CNEN FM 0268 / MN 1051

O tema Proteção Radiológica - foi de acordo com programa de treinamentos periódicos contemplando:  proteção de operação dos equipamentos, utilização de equipamento de proteção individual (EPI) para pacientes, equipes e eventuais acompanhantes, procedimentos para minimizar as exposições ocupacionais, uso de dosímetros individuais, processamento radiográficos e dispositivos legais.

Esses conhecimentos são fundamentais para manter a equipe em um constante processo educativo, com a finalidade de aprimorar os colaboradores e consequentemente melhorar a assistência prestada aos usuários, buscando sempre oferecer uma qualidade nos exames de diagnósticos, prezando a segurança do pacientes. acompanhantes e colaboradores usando os princípios básicos da proteção radiológica.

28/03/2017

Pacientes do Hospital do Câncer são beneficiadas por projeto da Sociedade dos Cegos

Na manhã desta terça-feira, 28/3, no Quiosque do Hospital do Câncer de Franca, a Sociedade dos Cegos fez uma doação de 23 almofadas para suporte de braço para as pacientes pós-mastectomizadas (cirurgia para retirada parcial ou total da mama) do Hospital do Câncer de Franca.

A iniciativa partiu da Sociedade Francana de Instrução e Trabalho para Cegos, como projeto de trabalho com os usuários, no qual estes confeccionam almofadas em formato de coração, próprias para apoio de braço das pacientes que passaram por mastectómica, proporcionando conforto e prevenindo complicações na fase de reabilitação. O projeto recebeu o nome de “Alessandra Cristina de Oliveira” em homenagem a uma usuária da Sociedade dos Cegos que lutou contra o câncer por vários anos, vindo a falecer.

O Centro de Voluntários da Saúde – presidido por José Luís de Oliveira Beneli, apoia a iniciativa – e resolveu ampliar o projeto, colaborando com a doação de tecidos de algodão e demais materiais, para que a Sociedade dos Cegos continue a confeccionar mais almofadas, que posteriormente serão doadas a cada paciente mastectomizada no momento da alta médica.

A supervisora do Centro de Reabilitação do Hospital do Câncer, Gabriela Kiellander Covas e a fisioterapeuta Georgiana Flausino, juntamente com toda a equipe multiprofissional, agradecem e apoiam a iniciativa, que proporcionará grande suporte no trabalho de reabilitação destas pacientes.

27/03/2017

Deputado Estadual Adilson Rossi visita o Hospital do Câncer de Franca

Na manhã desta segunda-feira, 27/3, o presidente do Complexo Hospitalar, José Cândido Chimionato, recebeu a visita do Deputado Estadual, Adilson Rossi, acompanhado pelo assessor parlamentar, Rodrigo Paula, gerente regional da Secretária de Turismo, Cezar Vilela e do Vereador Claudinei da Rocha.

Chimionato, juntamente com o gerente de relações institucionais, Marcelo Reis, e o  administrador hospitalar, Thiago Silva fizeram uma reunião na qual apresentaram os dados de todo o Complexo Hospitalar - que engloba o Hospital Central e os Hospitais do Coração e do Câncer - mostrando vários indicadores de produção de atendimento SUS dos últimos anos, bem como as necessidades da instituição, demandas da saúde.

Após a reunião, fizeram uma visita no prédio do Hospital do Câncer e Coração, acompanhados pelo gerente de laboratório José Silveira Júnior, coordenadora assistencial Wiviane Mendes Nogueira e Gabriela S KielKander Covas de Paula, que apresentaram os setores do hospital e os diversos equipamentos adquiridos através de verbas parlamentares, como por exemplo o setor oncológico, radioterapia, ressonância, entre outros, além de melhorias executadas nos ambientes físicos de alguns setores do hospital.

Rossi, também visitou o  Centro de Voluntários, José Luís Benelli, presidente CVSF e sua equipe.

O presidente Chimionato, agradece ao Deputado Adilson Rossi e sua equipe pela visita e apoio nas demandas.

27/03/2017

Oportunidade: Programa de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia.

Oportunidade:

Edital de Residência Médica para preenchimento de vaga remanescente do Programa de Residência

Edital - GO - 2017 (Download);

Ficha Inscrição - 2017 (Download)

27/03/2017

Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia


O que é Epilepsia

Definição

É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. 

Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. 

Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. 

Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise for menos aparente.
___

Saiba mais:
http://epilepsia.org.br/o-que-e-epilepsia/

24/03/2017

Vereador Ilton Sérgio Ferreira visita Santa Casa de Franca

O gerente de relações institucionais, Complexo Hospitalar, Marcelo Reis, recebeu nesta sexta-feira,  24/3, o Vereador Ilton Ferreira para uma visita à instituição.

Marcelo percorreu com o vereador Ilton os andares do hospital, mostrando as áreas e os equipamentos que são frutos das verbas parlamentares (Federal / Estadual) direcionadas ao Complexo Hospitalar, que engloba, além da Santa Casa, os Hospitais do Coração e do Câncer.

Após conhecer o hospital, Ilton e seu assessor Paulo reuniram-se com o gerente de laboratório, José Martins Junior, e os  com representantes do Complexo Hospitalar, durante a qual conversaram sobre as demandas da saúde.

O Vereador Ilton afirmou estar empenhado em trabalhar pela saúde, citando a importância do apoio ao Complexo Hospitalar, por ser uma instituição que atende a população de Franca e de mais 22 municípios da região, o que engloba aproximadamente um público de 650 mil pessoas.

Ao final da reunião, Marcelo agradeceu em nome de sua diretoria a visita do Vereador Ilton  -  e colocou-se à disposição para trabalharem juntos em prol da saúde da comunidade de Franca.

24/03/2017

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Dia Mundial de Combate à Tuberculose- Sinais e sintomas -


A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais frequentes são:
- Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
- Cansaço excessivo e prostração;
- Febre baixa geralmente no período da tarde; 
- Suor noturno;
- Falta de apetite;
- Emagrecimento acentuado;
- Rouquidão.

Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo. 

- Prevenção e tratamento -
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

23/03/2017

Vereador Carlos César Arcolino - Kaká visita Santa Casa

Esta manhã o vereador de Franca, Carlos César Arcolino – Kaká esteve em visita à Santa Casa de Franca, junto de seu assessor Marcelo. Ambos foram recepcionados pelo diretor médico do AME Dr. Francisco Rocha, gerente de relações institucionais Marcelo Reis e a gerente assistencial Ana Carolina Botto.

Kaká visitou a UTI Neonatal, onde pode conferir de perto como são cuidados os bebês prematuros e de baixo peso nascidos na instituição e também a UTI Adulto, que atende pacientes de Franca e toda a região, com 22 municípios; ainda durante a visita, conheceram o Centro Obstétrico e a área de pré-parto, onde as gestantes recebem todo o apoio e cuidados necessários para um parto saudável.

O vereador Kaká está empenhado em acompanhar as demandas e principais necessidades da Santa Casa, no intuito de trabalhar, junto ao demais vereadores em prol do complexo hospitalar.

O presidente da Santa Casa, José Cândido Chimionato, agradece a visita do vereador e enfatiza que a instituição está de portas abertas para receber os representantes da comunidade.

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados
Visualcom

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.