• Clique para realizar uma busca
  • Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

25/04/2017

Rotary Franca Sul faz doação para Santa Casa

Na manhã desta terça, 25 de abril, o presidente do Rotary Franca Sul, Júlio Biondi reuniu-se com os diretores da Santa Casa de Franca para oficializar o repasse do Fundo Distrital do Rotary para o projeto de aquisição de pinças cirúrgicas.

O valor doado foi de 1.500 Dólares rotaryanos, sendo que a Santa Casa complementou com mais 500 Dólares para a aquisição de um kit de pinças cirúrgicas, essenciais ao cotidiano da instituição.

José Cândido Chimionato (presidente da Santa Casa) e Tony Graciano (Vice-Presidente) entregaram ao presidente Júlio Biondi, a documentação completa referente à compra dos equipamentos efetuada com a doação - agradecendo imensamente a todos os membros do Rotary Franca Sul por esta ação filantrópica.

24/04/2017

Dia mundial de Combate à Meningite

O que é Meningite?

É uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.

Tipos
A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.

Conheça os principais tipos de meningite existentes:

. Meningite viral
. Meningite bacteriana
. Meningite fúngica.

Esses três tipos podem levar a um quadro de meningite crônica.

Saiba mais:

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/meningite

20/04/2017

Representante do Rotary Franca Imperador e Dr Alberto Grajeda Galaviz, ex-intercambiário do Rotary vindo do México visita o Hospital do Câncer de Franca

Na tarde desta quinta-feira, 20/04, o vice-presidente do Complexo Hospitalar, Tony Graciano, recebeu a visita do representante do Rotary Franca Sul, Irae Polô, acompanhado pelo Dr Alberto Grajeda Gralaviz de nacionalidade mexicana, (médico geral UACJ e mestre em Translational Medical leserch Molelar Oncology (Heidelberg), o qual, em data anterior, participou como intercambiário do Programa de Intercâmbio de Jovens patrocinado pelo Rotary nesta cidade de Franca-SP.

Os visitantes reuniram-se com Graciano, juntamente com o gerente de relações institucionais, Marcelo Reis, ocasião em que foram apresentados dados de todo o Complexo Hospitalar (Hospital Central e os Hospitais do Coração e do Câncer), mostrando vários indicadores de produção de atendimento ao SUS relativo aos últimos anos, bem como as necessidades da instituição e demandas da saúde.

Após a reunião, fizeram uma visita no prédio do Hospital do Câncer e Coração, nova ala recentemente inaugurada com 64 leitos e Ambulatório Escola Uni-facef. Apresentaram os setores hospitalares, suas melhorias, e os diversos equipamentos adquiridos através de verbas parlamentares, como por exemplo, o setor oncológico, radioterapia, ressonância, dentre outros.

O Complexo Hospitalar Santa Casa, na pessoa de seu vice-presidente Tony Graciano, agradece aos visitantes pela visita e apoio nas demandas.

24/04/2017

Dia do Planeta Terra

Também chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, esta é uma data para reconhecer a importância do planeta, e para refletir sobre como podemos colaborar para proteger a Terra.

Origem do Dia da Terra

O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970. No primeiro "Dia da Terra", o senador americano Gaylord Nelson organizou fórum ambiental, que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.

Atualmente, o Dia da Terra é comemorado por aproximadamente mais de 500 milhões de pessoas ao redor de todo o mundo.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco intitula esta data como "Dia Internacional da Mãe Terra".

No Dia da Terra a sensibilização para os problemas que o planeta enfrenta é essencial. Experimente essas dicas de atividades para pôr em prática durante o Dia da Terra:

. Plante uma árvore típica da sua zona;
. Pinte um desenho do planeta Terra;
. Incentive a reciclagem;
. Reutilize materiais como plásticos e papelões para criar objetos recicláveis;
. Faça uma limpeza na escola;
. Pinte um muro com motivos ecológicos;
. Use menos energia, desligue as luzes quando possível.
. Apagar as Luzes no Dia da Terra

Em alguns lugares, surgem campanhas que incentivam as pessoas a desligarem as luzes durante um minuto no Dia da Terra, como forma de consciencializar as pessoas para um gasto menor de eletricidade.

É um evento parecido com a Hora do Planeta, que ocorre normalmente no último sábado do mês de março, e que propõe exatamente a mesma intenção.

19/04/2017

Rosilaine Braga ministra palestra na ETEC

 

No último dia 17 de abril, a Supervisora de Tecnologia da Informação do Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca, Rosilaine Pessoni Braga, ministrou uma palestra com o tema "Gestão de TI no ambiente hospitalar" direcionada aos alunos do Curso Técnico em Informática da ETEC Pedro Badran, na cidade de São Joaquim da Barra/SP.

Rosilaine abordou temas como "Benefícios da Tecnologia para instituições de saúde", "Segmentação", "Ética Profissional", dentre outros assuntos pertinentes e importantes para a carreira do profissional de informática.

A ETEC Pedro Badran agradece a Santa Casa de Franca por disponibilizar seus colaboradores para transmitirem suas experiências profissionais, tão importantes para a formação destes jovens que em breve entrarão mais capacitados para o mercado de trabalho - e um agradecimento especial a Rosilaine Braga por ter aceitado o convite e realizado uma brilhante apresentação!

17/04/2017

Uni-FACEF e Santa Casa de Franca inauguram Ambulatório Escola e Ala de Internação

Na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, aconteceu a inauguração do Ambulatório Escola do Uni-FACEF e da Ala de Internação com 64 leitos – fruto de uma parceria entre o Centro Universitário Municipal de Franca e o Complexo Hospitalar (Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer).

Anexo ao Hospital do Coração, o novo Ambulatório Escola é uma estrutura construída pelo Uni-FACEF com o objetivo de atender às demandas de ensino e pesquisa para os alunos do curso de Medicina da instituição, que serão acompanhados por um corpo clínico altamente especializado, bem como de servir à população com atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A Ala de Internação com 64 leitos (também anexa aos hospitais do Coração e Câncer) já havia sido construída pela Santa Casa, com recursos parlamentares e com doações da iniciativa privada e da população – porém aguardava incentivo financeiro para colocá-la em funcionamento; assim, o Uni-FACEF também arcou com a reforma e adaptação do espaço, que já está em uso para internações contemplando pacientes do complexo hospitalar. Os investimentos do Centro Universitário Municipal (Uni-FACEF) para estas estruturas foi da ordem de R$ 350.000,00, além de aquisição de equipamentos no valor de R$ 120.000,00.

O Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca disponibiliza toda sua estrutura de corpo clínico, equipe multi profissional e de equipamentos para levar ensino prático aos alunos do curso de Medicina do Uni-FACEF e para atendimento ao público usuário do SUS.

A cerimônia de inauguração reuniu membros das diretorias do Uni-FACEF e Santa Casa representadas respectivamente pelo Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra (Reitor) e José Cândido Chimionato (presidente) e convidados como Gilson de Souza (prefeito de Franca ), Frank Sérgio Pereira (vice-prefeito de Franca), Airton Sandoval (Senador), Adérmis Marini (Deputado Federal), Dr. Rodolfo Moraes (Secretário de Saúde de Franca), Marco Garcia (presidente da Câmara Municipal), Vereadores de Franca, Onofre de Paula Trajano (diretor do Grupo Magazine Luiza e membro fundador do Hospital do Câncer), Prof. Dr. Frederico Alonso Sabino de Freitas (Chefe de Depto. do Curso de Medicina do Uni-FACEF), Profª Drª Melissa Franchini Bandos (Pró Reitora Uni-FACEF), Dr. Francisco Rocha (diretor médico do AME), Tony Graciano (vice-presidente Santa Casa), Dr. Ulisses Gianecchini (Cardiologista do HC), Dr. Edson Margarido (Cardiologista do HC), profissionais de saúde, diretoria da Ong Centro de Voluntários da Saúde, entre outros.

Concluído o evento de inauguração, os convidados visitaram as dependências do ambulatório e os quartos da ala de internação e em seguida reuniram-se nos jardins do hospital para um lanche de confraternização.

17/04/2017

Dia Mundial do Hemofílico


A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo: Quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essasproteínas e por isso sangram mais do que o normal.

Existem vários fatores da coagulação no sangue, que agem em uma seqüência determinada. No final dessa seqüência é formado o coágulo e o sangramento é interrompido. Em uma pessoa com hemofilia, um desses fatores não funciona. Sendo assim, o coagulo não se forma e o sangramento continua.

17/04/2017

Dia Nacional do Médico Neurocirurgião

A Neurocirurgia ou Cirurgia Neurológica é a especialidade cirúrgica envolvida com o diagnóstico e tratamento de pacientes com doenças ou lesões do cérebro, coluna, medula espinhal e nervos periféricos. Mais que cirurgiões, os neurocirurgiões podem orientar em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de uma variedade ampla de doenças incluindo:

. Traumatismos cranianos e da coluna vertebral
. Doenças cerebrovasculares como ANEURISMAS E OBSTRUÇÕES VASCULARES
. Dor lombar crônica
. Defeitos neurológicos do desenvolvimento fetal
. Doenças neurológicas da infância.
. Doenças neurodegenerativas como a Doença de Parkinson
. Tumores intracranianos
. Tumores da medula espinhal

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados
Visualcom

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.