• Clique para realizar uma busca
  • Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

17/05/2017

PREVENÇÃO - Campanha de Higienização das Mãos

5 de maio, a equipe da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) da Santa Casa de Franca promoveu na instituição uma campanha educativa para conscientização da importância da higienização das mãos como medida de combate à disseminação da infecção hospitalar.

A equipe está percorrendo todos os setores e andares do hospital distribuindo folhetos informativos sobre o método passo-a-passo para a correta higienização, chamando a atenção que é importante tanto para o profissional de saúde quanto para qualquer pessoa lavar as mãos como forma de prevenir-se contra o contágio de doenças e da transmissão de germes.

Além dos folhetos, os promotores da campanha também estão exibindo um vídeo com conteúdo didático sobre o tema, procurando atingir o máximo possível de pessoas, para que estas possam também ser agentes divulgadores.

17/05/2017

GESTÃO ATUANTE - Visita gabinete Dr Sinval Malheiros - Deputado Federal

O presidente da Santa Casa de Franca, José Cândido Chimionato e o gerente de relações institucionais Marcelo Reis - foram recebidos pelo Deputado Federal Dr. Sinval Malheiros em seu gabinete em Brasília, no dia 4 de maio, onde apresentaram demandas da instituição no intuito de obter direcionamento de recursos parlamentares a serem aplicados no hospital.

A Diretoria do Complexo Hospitalar (Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer) tem desenvolvido uma gestão atuante junto às esferas parlamentares, buscando constante apoio para a administração da instituição.

É a Santa Casa de Franca trabalhando pela saúde da cidade e da região!

17/05/2017

Importância da Higienização das Mãos

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

Na camada mais superficial da pele pode-se encontrar bactérias Gram-negativas, como enterobactérias (Ex: Escherichia coli), bactérias não fermentadoras (Ex: Pseudomonas aeruginosa), além de fungos e vírus que podem ser removidos por ação mecânica pela higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma formulação anti-séptica (Ex: álcool a 70% em gel).

~ Lavagens das mãos ~

A lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada pelo profissional de saúde, sempre ao iniciar e ao término de uma tarefa - e também por todas as pessoas, independente do ambiente em que estiver.

17/05/2017

Presidente da Santa Casa de Franca se encontra com Ministro da Saúde

José Cândido Chimionato, presidente do Complexo Hospitalar de Franca (Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer) se reuniu, 3 de maio, em Brasília, com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para discutir demandas da saúde, viabilização de emendas parlamentares e ainda focando o assunto no apoio à Santa Casa como Hospital de Ensino, que presta serviços para a população de Franca e mais 22 municípios da região.

Estiveram presentes o Senador Airton Sandoval (que intermediou o contato com o ministro - gerando a oportunidade para a realização deste encontro), o chefe de gabinete Aníbal Moreira Júnior, o assessor do Ministério da Saúde Sérgio Costa e o gerente de relações institucionais da Santa Casa Marcelo Reis, que tem desenvolvido um trabalho atuante e efetivo em busca de recursos parlamentares em prol do Complexo Hospitalar de Franca.

O presidente Chimionato avaliou o encontro com positividade e retorna de Brasília com projetos para viabilização de futuras parcerias em benefício da saúde.

É a Santa Casa de Franca trabalhando pela saúde da população de Franca e região.

17/05/2017

26º CONGRESSO FEHOSP

A equipe de gestores da Santa Casa de Franca participou do Congresso Anual promovido pela FEHOSP (Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo), na cidade de Atibaia/SP, dos dias 2 a 5 de maio, no Tauá Hotel.

O evento já está em sua 26ª edição e dá enfoque ao tema "Interdependência - Reduzindo Fraquezas, Aumentando as Forças" - no qual os participantes estão tendo a oportunidade de contato com palestrantes de alto nível em abordagens que priorizam a reconceituação de valores. Conheceram ainda cases de sucesso de hospitais dos mais variados portes e de peculiaridades regionais distintas.

Nas salas destinadas aos FÓRUNS TEMÁTICOS, temas como QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE, GESTÃO DE PESSOAS e JURÍDICO também foram tratados por participação massiva de diversas instituições.

Tratando-se de um setor (Saúde Pública) que enfrenta grandes dificuldades em função de diversos fatores - desde a política nacional até particularidades de cada instituição em seus respectivos municípios - é louvável a iniciativa do sr. Edson Rogatti, diretor-presidente da FEHOSP, no intuito de promover a união de forças e troca de experiências para a melhoria do cenário no país.

A diretoria do Complexo Hospitalar de Franca (Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer) enviou ao evento os gestores Thiago Silva (administrador hospitalar), Priscilla Leão (gerente de gestão de pessoas), Ana Carolina Botto (gerente assistencial), Acyr Vieira (gerente de suprimentos) e Cínthia Samenho (advogada/jurídico) - na foto com o sr. Edson Rogatti, diretor-presidente da FEHOSP (segundo a partir da direita).

17/05/2017

GESTÃO ATUANTE

No dia 3 de maio, o presidente da Santa Casa de Franca, José Cândido Chimionato e o gerente de relações institucionais Marcelo Reis - estiveram em encontro com o Deputado Federal Adérmis Marini, no seu gabinete em Brasília, apresentando demandas para viabilização de recursos parlamentares.

A Diretoria do Complexo Hospitalar (Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer) tem desenvolvido uma gestão atuante junto às esferas parlamentares, buscando constante apoio para a administração da instituição.

É a Santa Casa de Franca trabalhando pela saúde da cidade e da região!

02/05/2017

QUIMPROL faz doação para Santa Casa

No último dia 26 de abril, o vice-presidente do Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca, Tony Graciano, recebeu da Quimprol-Beneficiamento de Couros Ltda. a doação de uma Impressora Server TP Link, através de Débora, representante da empresa.

O equipamento doado é utilizado para imprimir variados tipos de etiquetas de identificação, controle e organização, como código de barras por exemplo - e será amplamente utilizada em diversos setores do Complexo Hospitalar como, Laboratório, Almoxarifado, Controle de Patrimônio, entre outros, o que irá agilizar diversos processos na instituição melhorando a qualidade da prestação de serviços à população de Franca e região.

Tony Graciano, em nome de toda a diretoria administrativa do Complexo Santa Casa, agradece à Quimprol por tão importante iniciativa e exemplo de consciência social.

28/04/2017

Grupo da CIPA apresenta peça teatral para colaboradores

Na tarde de 28 de abril, encerrando a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), o grupo da CIPA da Santa Casa de Franca apresentou para os funcionários da instituição a peça teatral “O Hospital do Absurdo” – ilustrando situações do cotidiano de um hospital de maneira engraçada e descontraída, com foco na segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde; lembrando ainda sobre as normas de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e protocolos de segurança no atendimento.

Os integrantes da equipe da CIPA que apresentaram a peça, são:
- Amilton (Laboratório)
- Heloísa (Hemodiálise)
- Luciano (Auditoria Interna)
- Marcos Rangel (Hotelaria)
- Maria Marta (Recepção Ginecologia)
- Marília (Nutrição/Cozinha)
- Marina (Ensino e Pesquisa)
- Moisés (Manutenção)
- Mônica (Psicologia/SESMT)
- Poliana (SESMT)
- Ruth (SESMT)
- Tânia (Fisioterapia UTI)

A SIPAT 2017 da Santa Casa de Franca contou com uma programação de palestra educativas dos dias 24 a 28 de abril, organizada pelas equipes da CIPA e do SESMT.

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados
Visualcom

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.