• Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

27/05/2017

OFICINA DE REDES na Santa Casa de Franca

16/maio - no Anfiteatro da Santa Casa de Franca aconteceu a "Oficina de Redes", uma iniciativa em parceria com o DRS VIII (Departamento Regional de Saúde), com participação dos profissionais das Regiões de Saúde - Alta Mogiana, Três Colinas e Anhanguera.

A oficina teve o objetivo de atualizar conhecimentos para estes profissionais da saúde, impactando diretamente na melhoria da qualidade de atendimento ao público da rede SUS. O tema abordado no encontro é "Matriciamento referente aos cuidados com Traqueostomia e Sonda Nasogátrica".

O evento iniciou às 9 horas, com apresentação de Rute Morais Silva (Superv. de Humanização, Ensino e Pesquisa), Estela L. Zani de Faveri (Articuladora de Humanização do DRS VIII Franca), Márcia Floro da Silva (Superv. do Serv. Social e Membro da Equipe Matricial).

Na sequência, os seguintes profissionais fizeram suas apresentações abordando os respectivos temas:

- Sônia M. A. Monteiro (Enfa. Urgência e Emergência): "Cuidados de Enfermagem com Sondagem Nasogástrica";

- Tânia Mara Marchezin (Superv. Fisioterapia, Membro da Equipe Matricial): "Cuidados com Traqueostomia";

- Lara Coelho de Oliveira Silva (Superv. SND, Nutricionista Clínica, Membro da Equipe Matricial): "Cuidados no Preparo e Administração de Dieta Enteral em Domicílio".

Após as apresentações foi aberto um espaço para discussão, durante o qual os presentes puderam tirar suas dúvidas e trocar experiências.

O encerramento foi feito por Estela L. Zani de Faveri

(Articuladora de Humanização do DRS Franca) e a equipe de Humanização da Santa Casa fez a entrega de certificados aos palestrantes e agradecimento aos participantes que representaram os municípios das regiões da Alta Mogiana, Três Colinas e Anhanguera.

27/05/2017

Hospital do Câncer recebe doação da Assescofran

15 de maio, no Hospital do Câncer de Franca, a Assescofran - Associação das Empresas Contábeis de Franca - representada por seu presidente José Dias Américo, oficializou a doação de 14 cadeiras de rodas para o hospital, recebida pelo presidente José Cândido Chimionato, responsável pela gestão do Complexo Hospitalar que engloba ainda o Hospital do Coração e a Santa Casa de Franca.

Os equipamentos foram cadastrados por Vanderson Campos, responsável pela gestão patrimonial - e a documentação foi devidamente entregue ao presidente da Assescofran, formalizando o recebimento da doação.

"Agradecemos imensamente ao presidente José Dias Américo e toda a diretoria da Assescofran por esta atitude filantrópica - exemplo de responsabilidade social a ser seguido por empresas e instituições", destacou o presidente Chimionato.

27/05/2017

15 de Maio - Dia da Assistência Social

15 de Maio - Dia da Assistência Social

O Complexo Hospitalar de Franca parabeniza todos os assistentes sociais e, em especial, a equipe atuante na Santa Casa, Hospital do Coração e Hospital do Câncer.

Com olhar apurado vocês transformam vidas para melhor!

Muito obrigado pelo carinho e profissionalismo com que realizam este maravilhoso trabalho em nossa instituição.

Parabéns!!

 

27/05/2017

12/maio - DIA DA ENFERMAGEM

12/maio - DIA DA ENFERMAGEM

Também conhecido como Dia Internacional dos Enfermeiros, esta data homenageia o trabalho e contributo dos enfermeiros e enfermeiras para a proteção da saúde nos hospitais.

O trabalho desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência continua de cuidados médicos.

Parabéns a todos os profissionais de Enfermagem!

27/05/2017

8/maio - ENDOMETRIOSE

8/maio - ENDOMETRIOSE

Doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.

SINTOMAS

Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. Aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade, e 20% apenas infertilidade.

Existem mulheres que sofrem dores incapacitantes e outras que não sentem nenhum tipo de desconforto. Entre os sintomas mais comuns estão:

• Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação;
• Dor pré-menstrual;
• Dor durante as relações sexuais;
• Dor difusa ou crônica na região pélvica;
• Fadiga crônica e exaustão;
• Sangramento menstrual intenso ou irregular;
• Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;
• Dificuldade para engravidar e infertilidade.

TRATAMENTOS E CUIDADOS

Dois tipos de tratamento podem ser usados para combater as dores da endometriose: medicamentos ou cirurgia. Cada um deles tem suas especificidades, e cabe ao ginecologista avaliar a gravidade da doença em cada caso e recomendar o melhor tratamento. Vale lembrar que, dependendo da situação, ambos os procedimentos são feitos de maneira integrada.

SAIBA MAIS:
http://www.gineco.com.br

27/05/2017

7/maio - Dia do Médico Oftalmologista

7/maio - O Oftalmologista é um médico especialista que, além do curso de Medicina (com duração de 6 anos ou mais) e de um estágio no campo das ciências médicas, em geral cerca de 2 anos, realizou uma preparação específica no âmbito da Oftalmologia (Internato de Especialidade – 4 anos ou mais).

Capacitado para o tratamento médico e cirúrgico das doenças oculares, o oftalmologista é um profissional qualificado por uma longa carreira universitária e por um rigoroso treino médico-cirúrgico para diagnosticar e tratar todas as doenças do sistema visual.

27/05/2017

Deputado Federal Roberto Alves visita o Hospital do Câncer de Franca, Coração e Santa Casa

No dia de 06/05, o vice-presidente do Complexo Hospitalar, Tony Graciano, recebeu a visita do Deputado Federal Roberto Alves, acompanhado pelo assessor parlamentar, Saulo Rodrigues, coordenador regional do partido, Sérgio Granero, e da Vereadora Cristina Vitorino.

Graciano, juntamente com o 2º vice-diretor financeiro, Dr Alan Riboli, gerente de relações institucionais, Marcelo Reis, e o administrador hospitalar, Thiago Silva fizeram uma reunião na qual apresentaram os dados de todo o Complexo Hospitalar - que engloba o Hospital Central Santa Casa e os Hospitais do Coração e do Câncer - mostrando vários indicadores de produção de atendimento SUS dos últimos anos, bem como as necessidades da instituição, demandas da saúde.

Após a reunião, fizeram uma visita no prédio do Hospital do Câncer, Hospital do Coração, e Santa Casa acompanhados pelo gerente de laboratório José Silveira Júnior, enfermeira administrativa Tarsila, que apresentaram os setores do hospital e os diversos equipamentos adquiridos através de verbas parlamentares, como por exemplo o setor oncológico, radioterapia, ressonância, maternidade, entre outros, além de melhorias executadas nos ambientes físicos de alguns setores do hospital.

O vice-presidente Graciano, agradece ao Deputado Roberto Alves e sua equipe pela visita, indicação das emendas e apoio nas demandas do Complexo Hospitalar de Franca.

21/05/2017

Sossega Leão - Assescofran

"Sossega Leão"

A ASSESCOFRAN lançou a Campanha CONTADOR SOLIDÁRIO que consiste em doar honorários de pelo menos 01 (um) imposto de Renda para compra de cadeiras de rodas em prol do Hospital do Câncer de Franca.

Na noite de 05 de maio último, aconteceu o evento Sossega Leão e o Hospital do Câncer de Franca recebeu a doação de R$ 5.546,00 referente doação de cadeiras de rodas.

A entrega foi realizada ao Gerente Institucional do Complexo Hospitalar, Sr. Marcelo Reis, através do Presidente da Assescofran, Sr José Dias Américo e pela percussora do programa, Sra Diana Marques.

A diretoria do Complexo Hospitalar agradece a ação humanitária.

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados