21/05/2017

INSTRUMENTADOR CIRÚRGICO

Este profissional tão importante trabalha em conjunto com a equipe de cirurgia médica durante um procedimento operatório. O sucesso do processo cirúrgico depende diretamente do Instrumentador Cirúrgico, pois é ele que é o responsável por cuidar de todos os equipamentos e instrumentos utilizados pelo médico-cirurgião.

O bom profissional que se destaca é aquele que, antes da cirurgia, já prepara todos os equipamentos a serem utilizados no paciente.

E, inclusive, é de suma importância que o Instrumentador conheça previamente toda a equipe médica que participará daquele trabalho, pois como em uma equipe de futebol, o entrosamento e sintonia entre os participantes é o que fará do procedimento cirúrgico um sucesso.

>> Principais funções:

. Estar devidamente uniformizado tão logo chegue ao Centro Cirúrgico, inclusive com proteções para os cabelos, nariz, boca e pés;

. Consultar o chefe do Centro Cirúrgico para confirmar a identidade do paciente e verificar se seus exames pré-operatórios estão de acordo com a cirurgia que será prestada;

. Checar a ordem e condições do material cirúrgico;

. Manter as mãos acima da linha de cintura para evitar contaminação e verificar esterilização dos instrumentos;

. Auxiliar na cirurgia, entregando os equipamentos e instrumentos necessários para o assistente ou ao cirurgião;

. Manter a limpeza do campo operatório;

. Manter a mesa de cirurgia organizada;

. Conhecer os procedimentos cirúrgicos e antecipar-se aos pedidos do cirurgião, dando assim mais agilidade a operação.