01/12/2015
O Ministério da Saúde juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Fernandes Figueira, concederam ao Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca a Certificação Ouro 2015, reconhecendo o trabalho de excelência desenvolvido na unidade, desde sua fundação em abril de 2005.
Esta certificação foi recebida no último dia 27/11, durante um encontro da Rede Paulista de Bancos de Leite, no Auditório Luís Mussolino, na cidade de São Paulo, ocasião em que estiveram presentes a enfermeira responsável pelo BLH da Santa Casa de Franca, Ana Luiza Elias de Castro, a nutricionista do BLH, Thatiane Danielly Santos e o gerente de relações institucionais da Santa Casa, Marcelo Reis.
Para Franca e toda a região, esta é uma importante conquista, pois o Banco de Leite, além da assistência prestada às mães de recém-nascidos ou gestantes, diariamente salva muitas vidas de bebês prematuros, com baixo peso ou em condições clínicas especiais, pois oferece o leite coletado para estes bebês poderem ganhar peso, aumentando a imunidade e resistência a doenças, garantindo mais de 90% de chance de sobrevida.
O leite coletado no BLH da Santa Casa passa por pasteurização e rigorosos exames e processos de controle de qualidade, o que garantiu a certificação de excelência à unidade de Franca.
Desde sua inauguração, em 2005, o Banco de Leite da Santa Casa conta com uma grande equipe multiprofissional especializada que inclui nutricionistas, psicólogas, enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem, fonoaudiólogas, assistente social e secretária administrativa, proporcionando total apoio às mães, transmitindo conhecimentos sobre cuidados com a própria saúde para garantir a ideal produção de leite e a amamentação satisfatória para suprir as necessidades do bebê.
A nutricionista Thatiane Santos e a enfermeira Ana Luiza de Castro atentam para a importância do envolvimento da população na doação do leite materno, pois o Banco de Leite da Santa Casa de Franca tenta suprir as necessidades da própria instituição e dos hospitais particulares da cidade. Qualquer mãe que esteja amamentando é uma possível doadora, sem perigo de faltar para seu filho, pois quanto mais leite é retirado, mais é produzido, enfatiza Ana Luiza.
"Para nós é motivo de orgulho recebermos este reconhecimento; parabenizo toda a equipe do BLH da Santa Casa de Franca pelo belíssimo trabalho realizado ao longo destes 10 anos - trabalho este de imensa importância social, que tem sido divulgado por nós e também reconhecido pela população francana", falou o presidente da Santa Casa, José Cândido Chimionato.
Postado por
Tags: Eventos, Institucional, Santa Casa,