13/04/2015

Projeto IDIS de Captação de Recursos para Santas Casas

Desde o começo de 2015, o IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social vem trabalhando num projeto para capacitar representantes de Santas Casas do Estado de São Paulo para captação de recursos e doações. O projeto é feito em parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo (Fehosp) e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. São mais de 100 Santas Casas ou Hospitais Filantrópicos participantes em todo estado, organizados em 11 grupos, para tornar mais fácil entender a realidade de cada instituição.

A programação das capacitações inclui a realização de três oficinas, de 20 horas cada, ministradas por professores convidados e pela equipe do IDIS. Três temas centrais são abordados nos treinamentos: como fazer um diagnóstico da situação de cada hospital e identificar as possíveis pessoas e organizações que podem ser mobilizadas; decidir quais são as necessidades prioritárias e traçar um plano estratégico para sensibilização da comunidade; e, por fim, como implementar o plano, prevendo os pontos críticos que podem comprometer o sucesso. Entre cada uma das oficinas, cada unidade recebe a visita de equipes do IDIS para um trabalho de coaching que verifica, in loco, como os participantes estão lidando com as ‘lições de casa’ que receberam. A ideia é que cada oficina sirva para retomar e consolidar o conteúdo a partir do que os profissionais encontram na prática.

A primeira rodada de treinamentos começou em janeiro e terminou em março, envolvendo quatro grupos de santas casas, que se reuniram em quatro municípios: Ourinhos, Votuporanga, São Carlos e Limeira.

O segundo grupo começou esta semana e se estenderá até junho nos municípios de Araçatuba, Franca, Mogi Guaçu e São José dos Campos.

Na segunda-feira (6 de abril) representantes das Santas Casas Araçatuba, Adamantina, Dracena, Guararapes, Osvaldo Cruz, Penápolis e Tupi Paulista começaram a primeira parte do projeto, a Oficina1. Dos dias 8 a 10 de abril, na Santa Casa de Franca, estiveram reunidos representantes de Batatais, Ipuã, Ituverava, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra e Sertãozinho.

A Santa Casa de Mogi Guaçu deverá receber, a partir de13 de abril, representantes de Águas de Lindóia, Amparo, Bragança Paulista, Brotas, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Mogi Mirim, Mococa, Socorro e Valinhos. E no dia 15 de abril, começa na Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos o encontro com profissionais de Aparecida, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba e Jacareí. O Hospital Pio XII, de São José dos Campos, também vai participar.

Ainda como parte do projeto, foi estabelecida uma rede virtual para uso dos hospitais participantes, e para sua interação com a Fehosp. Por meio de uma plataforma, os participantes terão acesso a um espaço virtual para compartilhamento de experiências, documentos de interesse, grupos específicos, realizar fóruns virtuais, postar fotos e vídeos e, estabelecer uma sala de bate-papo.