12/08/2014

Santa Casa completa 117 anos

Com 117 anos de história, este patrimônio da comunidade permanece atuante e em constante evolução; atualmente a instituição passa por importantes modificações, tanto físicas quanto estruturais, com a implantação de um projeto de gestão integrada, com prioridade absoluta na retomada da sustentabilidade econômico financeira, visando o aprimoramento e a ampliação dos serviços, a humanização do atendimento, as reformas físicas necessárias, entre vários outros projetos.

No final de maio, a Santa Casa foi avaliada e reconhecida como Hospital de Ensino, título concedido a centros de atendimento hospitalar que colaboram com universidades e faculdades, com os objetivos de participar nas atividades de formação e de investigação no domínio do ensino dos profissionais de saúde, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Psicologia e Nutrição.

Breve Histórico

Fundada em 16 de junho de 1897 por um grupo cidadãos beneméritos, liderados pelo padre Cândido Martins da Silveira Rosa, a Santa Casa de Misericórdia de Franca iniciou suas atividades formais em janeiro de 1901, conforme registro em ata; primeiramente como Irmandade da Santa casa de Misericórdia de Franca e depois como Fundação, a partir de 19 de dezembro de 1935, segundo registro no 1º Cartório de Notas desta Comarca.

Reunidos no antigo “Largo da Misericórdia”, os cidadãos que participaram da decisão foram: Comendador Bento José do Vale, Álvaro de Lima Guimarães, Joaquim Marcondes de Faria, José Inácio de Souza, Thomaz José da Mota, Lucas Borges, Henrique Ferreira Barbosa, José Marcelino de Queiroz, José Bernardes Pinto Júnior, Joaquim Andrade Nascimento, Godofredo Alves de Castro, Álvaro de Lima Guimarães Júnior, Dr. José Luiz dos Santos Pereira, Antônio Carlos Barbosa, José Carlos de Vilhena e Ovídio Tristão de Lima.

A Irmandade exerceu suas atividades, desde a sua instalação, construindo o primeiro prédio, cuja planta teria sido projetada em Paris, sob orientação e cuidados do Dr. Jonas Deocleciano Ribeiro.

Postado por Comunicação

Tags: Santa Casa,