• Clique para realizar uma busca
  • Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

11/06/2019

Santa Casa de Franca celebra 122 de fundação

Santa Casa de Franca comemora 122 anos

A Santa Casa de Misericórdia de Franca, neste próximo dia 16 de junho, domingo, completará 122 anos de sua fundação e de serviços filantrópicos em saúde, atendendo a cidade e mais 21 municípios da região (uma população de mais de 650 mil pessoas).

Consolida-se como hospital estruturante de referência em atendimentos de média e alta complexidade, possuindo mais duas unidades – Hospitais do Câncer e do Coração – que compõem o Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca, além de ser credenciada como OSS (Organização Social de Saúde) responsável pela administração dos AMEs de Franca, Taquaritinga e Casa Branca.

Com 122 anos de história, a instituição permanece atuante e em constante evolução; entre muitas ações, uma merece destaque: a implantação da Melhoria Contínua, que atua com a metodologia Lean Healthcare e a filosofia Kaizen; iniciada em 2014, tem executado ações com foco em qualidade, avaliando todos os processos da instituição, no intuito de promover a utilização consciente e equilibrada de recursos, gerando economia de tempo, de materiais e insumos de modo geral, otimizando todas as etapas existentes no hospital, desde a entrada do paciente até sua alta, garantindo a satisfação do usuário e buscando alcançar a excelência na prestação dos serviços.

Com o título de “Hospital de Ensino”, concedido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, a Santa Casa de Franca possui dois Ambulatórios-Escola em parceria com a Uni-FACEF e com a Unifran, oferecendo formação e aprimoramento aos alunos dos cursos de Medicina e também para médicos residentes.

É detentora do título “Hospital Amigo da Criança e da Mulher”, concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que mantém protocolos de prática do parto humanizado, incentivo ao aleitamento materno já na primeira hora de vida e ao contato da mãe com o bebê em alojamento conjunto. Some-se a isso, a constante atualização e capacitação técnica dos profissionais médicos e equipes multidisciplinares, com o objetivo de sempre evoluir nas práticas obstétricas e de humanização.

Possui um Plano Diretor para os próximos 15 anos com vistas à construção de um Complexo Hospitalar onde hoje se encontram os Hospitais do Coração e do Câncer, reunindo a Santa Casa a estas unidades em um só local com uma nova estrutura com capacidade para 400 leitos, que facilitará ainda mais a vida dos pacientes atendidos e a logística de uso dos equipamentos e transportes da instituição – proporcionando mais conforto, eficiência, praticidade e qualidade ao público.

O presidente Tony Graciano comenta: “A Santa Casa de Franca é, desde sua fundação, direcionada ao acolhimento das pessoas mais necessitadas e historicamente consolidou-se como um patrimônio mantido pela própria sociedade; é por isso que todos nossos esforços administrativos estão sempre focados em ampliar e melhorar as estruturas tecnológica e humana, proporcionando um atendimento digno e humanizado à população, contando sempre com a parceria das esferas políticas, da iniciativa privada e da própria comunidade, que contribui constantemente com doações”, conclui o presidente.

Confira abaixo nossa programação de atividades comemorativas.

Você é nosso convidado!

 

Programação de Eventos

 

Domingo | 16 de junho

10h30 | Missa na Catedral N. S. da Conceição - celebrante Bispo Dom Paulo Roberto Beloto

 

Terça-feira | 18 de junho

10h30 | Abraço Simbólico na Santa Casa de Franca - Recepção Central

11h30 | Bolo no refeitório da Santa Casa - para colaboradores e convidados

 

Quarta-feira | 19 de junho

20h | Palestra com Luiza Helena Trajano (Luizinha) – Diretora do Magazine Luiza

Tema: ‘Liderança e Motivação’  |  Local: Anfiteatro do Uni-FACEF - Unidade II

 

Terça-feira | 25 de junho

15h30 | Palestra com a Psicóloga Tatiane Regina de Souza Felício

Tema: ‘Humanização na Saúde: Colaboradores, Pacientes e Família’

Local: Anfiteatro da Santa Casa de Franca

 

Sábado | 29 de junho

19h | 2ª Night Run – Corrida e Caminhada Noturna em prol do Hospital do Câncer 

Local: Largada da Unesp Franca

 

Quinta-feira | 11 de julho

15h30 | Palestra com Helinho – Técnico do Franca Basquete

Tema: ‘Motivação: Trabalho em Grupo’

Local: Anfiteatro da Santa Casa de Franca

 

Sexta-feira | 19 de julho

21h | Encerramento das festividades:

3º Baile da Maçonaria em prol do Hospital do Câncer de Franca

Local: Sede Social do Castelinho

__________________

Breve Histórico

Fundada em 16 de junho de 1897 por um grupo cidadãos beneméritos, liderados pelo padre Cândido Martins da Silveira Rosa, a Santa Casa de Misericórdia de Franca iniciou suas atividades formais em janeiro de 1901, conforme registro em ata; primeiramente como Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Franca e depois como Fundação, a partir de 19 de dezembro de 1935, segundo registro no 1º Cartório de Notas desta Comarca.

Reunidos no antigo “Largo da Misericórdia”, os cidadãos que participaram da decisão foram: Comendador Bento José do Vale, Álvaro de Lima Guimarães, Joaquim Marcondes de Faria, José Inácio de Souza, Thomaz José da Mota, Lucas Borges, Henrique Ferreira Barbosa, José Marcelino de Queiroz, José Bernardes Pinto Júnior, Joaquim Andrade Nascimento, Godofredo Alves de Castro, Álvaro de Lima Guimarães Júnior, Dr. José Luiz dos Santos Pereira, Antônio Carlos Barbosa, José Carlos de Vilhena e Ovídio Tristão de Lima.

A Irmandade exerceu suas atividades, desde a sua instalação, construindo o primeiro prédio, cuja planta teria sido projetada em Paris, sob orientação e cuidados do Dr. Jonas Deocleciano Ribeiro.

Por décadas, a Santa Casa de Franca foi a única instituição que cuidou da saúde da população. Mesmo enfrentando grandes crises financeiras, ela continuou prestando atendimento, crescendo, desenvolvendo-se e proporcionando melhoria na qualidade de vida dos seus pacientes, chegando ao patamar atual de grandeza e qualidade.

Hoje, a Fundação forma um Complexo Hospitalar composto pelo Hospital Central (Santa Casa), unidade oncológica (Hospital do Câncer) e unidade coronariana (Hospital do Coração) – que juntos formam o maior complexo hospitalar da região e está entre os maiores e melhores do Estado de São Paulo – sendo referência em atendimentos de urgência e emergência em média e alta complexidade, além de administrar os AMEs de Franca, Taquaritinga e Casa Branca (Ambulatórios Médicos de Especialidades do Governo do Estado de São Paulo).

Ainda é reconhecida como Hospital de Ensino pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e pelo Ministério da Saúde, tendo disponíveis dois Ambulatórios-Escola que servem aos alunos dos cursos de Medicina das duas universidades locais – Uni-FACEF (Centro Universitário Municipal de Franca) e Unifran (Universidade de Franca) – com constante investimento em Ensino e Pesquisa para beneficiar a população de Franca e de 21 municípios da região.

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados
Visualcom

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.