• Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

02/12/2014

Banco de Leite da Santa Casa de Franca recebe certificação “Ouro”



O Ministério da Saúde juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Fernandes Figueira, concederam ao Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca a Certificação “Ouro” 2014, reconhecendo o trabalho de excelência desenvolvido na unidade, desde sua fundação em abril de 2005.
 
Para Franca e toda a região, esta é uma importante conquista, pois o Banco de Leite, além da assistência prestada às mães de recém-nascidos ou gestantes, diariamente salva muitas vidas de bebês prematuros, com baixo peso ou em condições clínicas especiais, pois oferece o leite coletado e processado nos mais altos padrões de qualidade e higiene, para estes bebês poderem ganhar peso e aumentar a imunidade e resistência a doenças, garantindo mais de 90% de chance de sobrevida.
 
A estrutura do Banco de Leite da Santa Casa conta com uma grande equipe multiprofissional especializada que inclui nutricionistas, psicólogas, enfermeiras, fonoaudiólogas e assistente social, além de auxiliares e secretária, garantindo total apoio às mães, transmitindo conhecimentos sobre cuidados com a própria saúde para garantir a ideal produção de leite e a amamentação satisfatória para suprir as necessidades do bebê.
 
A nutricionista Gabriela Covas de Paula e a enfermeira Márcia Cardoso atentam para a importância do envolvimento da população na doação do leite materno, pois o Banco de Leite da Santa Casa de Franca, supre as necessidades dos hospitais particulares da própria cidade, além de garantir abastecimento para hospitais de outras cidades da região. “Qualquer mãe que esteja amamentando pode doar seu leite, sem perigo de faltar para seu filho, pois quanto mais leite é retirado, mais é produzido”, enfatiza Gabriela.
 
O leite coletado passa por pasteurização e rigorosos exames e processos de controle de qualidade, o que garantiu a certificação de excelência à unidade de Franca.
 
A mãe que quiser doar pode ir diretamente ao Banco de Leite ou solicitar um kit para coleta em casa, congelando o leite e solicitando à equipe que vá buscá-lo. 
___________
 
Horários de atendimento 
. Segunda a Sexta: das 7h às 19h 
. Sábado, Domingo e Feriados: 7h às 10h e 12h às 19h
 
Local
. Das 7h às 11h - Entrada pela Recepção Central - Praça D. Pedro II, 1826, Centro – Franca/SP
. Das 11h às 19 - Entrada pela Recepção de Visitas - Rua Padre Anchieta, 1801, Centro – Franca/SP

Postado por Visualcom

Tags: Santa Casa,

12/11/2014

Hospital do Câncer recebe doação dos colaboradores da ACIF



A ACIF - Associação do Comércio e Indústria de Franca, em meio às comemorações dos 70 anos de sua fundação, criou através de sua área de recursos humanos a campanha “Sou Mais ACIF”, com o intuito de mobilizar seus colaboradores promovendo ações em equipe.

Desta iniciativa, surgiu a ideia de aproveitar a época do Outubro Rosa e Novembro Azul e arrecadarem bolachas de água e sal para os pacientes em tratamento no Hospital do Câncer de Franca, que precisam consumir alimentos mais leves devido aos efeitos colaterais que sofrem. A campanha foi um sucesso, conseguindo mais de 300 pacotes do alimento, que abastecerá o hospital por um bom tempo.

Na manhã do dia 12 de novembro, Rogério Luís Goulart, coordenador comercial da ACIF, esteve presente no Centro Administrativo do Complexo Hospitalar Santa Casa, acompanhado de sua equipe, que representou todos os funcionários da associação, para fazer a entrega oficial da doação, recebida pelo vice-presidente Tony Graciano, pelo diretor financeiro Sidnei Martins de Oliveira e pela administradora hospitalar Rose Coelho.

“O que mais importa não é o volume das doações, mas sim a grandeza da atitude das pessoas em prol do bem comum” - enfatizou Tony Graciano - agradecendo aos representantes da ACIF em nome de toda a Diretoria Administrativa e pacientes do Hospital do Câncer de Franca.

Postado por Visualcom

Tags: Hospital do Câncer,

11/11/2014

Processo seletivo do “Curso de Férias - Verão 2015”



A Santa Casa de Franca abre inscrições para processo seletivo do “Curso de Férias - Verão 2015”, nas áreas de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria.

• Edital (Download)
• Ficha de Inscrição (Download)

Postado por Visualcom

Tags: Editais, Santa Casa,

06/11/2014

Novo Ambulatório-Escola de Especialidades da Santa Casa de Franca



Com previsão de início das atividades em janeiro de 2015, o Ambulatório-Escola de Especialidades é uma parceria entre a Santa Casa e o curso de Medicina da Unifran. A estrutura atenderá a área básica de saúde, como pediatria, urologia, gastroenterologia, neurologia, entre outros, estendendo suas atividades às etapas de cada residência médica.

Estima-se que mais de 60 mil pessoas de Franca e região serão atendidas por ano no novo ambulatório, que contará com aproximadamente 34 residentes atuando com 60 alunos do curso de Medicina, além de médicos, enfermeiros, assistentes e demais profissionais da saúde.

“A Santa Casa de Franca, com 117 anos de atuação na saúde, possui uma vocação histórica ao ensino, mantendo convênios com diversas instituições da cidade, com foco no aperfeiçoamento”, explicou José Chimionato.

No dia 5 de novembro de 2014, durante cerimônia na Santa Casa, foi assinado o Termo de Cessão do prédio do ambulatório por mais 10 anos com direito real de uso, que funcionará na rua Padre Anchieta, 1800, no Centro, próximo ao prédio da Santa Casa.

Estiveram presentes ao evento o dr. Sinésio Grace Duarte (coordenador do curso de Medicina da Unifran), dr. Walter de Oliveira (diretor técnico da Santa Casa), sra. Rosane Moscardini (secretária de saúde do município), sr. José Cândido Chimionato (presidente voluntário da Santa Casa) e Alexandre Ferreira (prefeito de Franca).

 

Postado por Visualcom

Tags: Institucional, Investimentos, Santa Casa,

04/11/2014

Representantes da Comunidade visitam o Hospital do Câncer de Franca



Na última quinta-feira, 30 de outubro, o Projeto "Visitando o Hospital" levou representantes da comunidade para conhecer a estrutura do Hospital do Câncer de Franca, para que pudessem ver de perto como são empregadas as doações recebidas através de nossas campanhas do Telemarketing e dos Eventos promovidos pela instituição.

Esta iniciativa visa manter a transparência e o respeito com os contribuintes e a comunidade em geral, que sempre estão ajudando o Complexo Hospitalar Santa Casa com doações e participação em nossos eventos. A diretoria da Santa Casa de Franca agradece!

Postado por Visualcom

Tags: Eventos, Investimentos, Hospital do Coração,

04/11/2014

Crianças tocam flauta para pacientes do Hospital do Câncer de Franca



A "Ronda de Flauta Doce" - um projeto da Diretoria de Ensino de Franca, presenteou os pacientes do Hospital do Câncer na manhã da última sexta-feira (31/10) com música de qualidade tocada pelas crianças das Escolas Estaduais Prof. Benedito Eufrasio Marcondes Vieira e Prof. Agostinho Lima de Vilhena.

A diretoria do Complexo Santa Casa de Franca agradece aos coordenadores pela inciativa, que com certeza fez mais agradável o dia destas pessoas.

Postado por Visualcom

Tags: Eventos, Hospital do Câncer,

12/08/2014

Santa Casa de Franca recebe certificação de Hospital de Ensino

No último dia 30 de maio, o Ministério da Saúde expediu uma Portaria Interministerial, de nº 1.214, certificando a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca como Hospital de Ensino. A publicação foi feita no Diário Oficial no dia 2 de junho.
 
A instituição foi avaliada pelos órgãos certificadores, que são os Ministérios da Saúde e da Educação, sendo que o parecer do relatório expedido pela comissão que visitou a Santa Casa foi 100% favorável à certificação do hospital.
 
O título "Hospital de Ensino" é concedido a centros de atendimento hospitalar que colaboram com universidades e faculdades, com os objetivos de participar nas atividades de formação e de investigação no domínio do ensino dos profissionais de saúde, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Psicologia e Nutrição.
 
O coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Donizete Santos, relata: "esta é uma conquista muito grande para nossa instituição e não seria possível sem o apoio da Administração, dos Gestores Municipal e Estadual e o comprometimento de nossos gerentes, coordenadores, supervisores e colaboradores, que se envolveram de corpo e alma para garantirmos esta posição".
 
Em relação à certificação, o presidente voluntário da fundação, José Cândido Chimionato, ressaltou: "a partir de agora, nosso desafio é ainda maior, pois teremos uma grande responsabilidade, não somente com a manutenção de um título, mas com o comprometimento integral dos nossos profissionais com o atendimento à comunidade, que será diretamente beneficiada com o nível de qualidade que o hospital já possui e pretende ampliar".

 

Postado por Comunicação

Tags: Santa Casa,

12/08/2014

Santa Casa completa 117 anos



Com 117 anos de história, este patrimônio da comunidade permanece atuante e em constante evolução; atualmente a instituição passa por importantes modificações, tanto físicas quanto estruturais, com a implantação de um projeto de gestão integrada, com prioridade absoluta na retomada da sustentabilidade econômico financeira, visando o aprimoramento e a ampliação dos serviços, a humanização do atendimento, as reformas físicas necessárias, entre vários outros projetos.
 
No final de maio, a Santa Casa foi avaliada e reconhecida como Hospital de Ensino, título concedido a centros de atendimento hospitalar que colaboram com universidades e faculdades, com os objetivos de participar nas atividades de formação e de investigação no domínio do ensino dos profissionais de saúde, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Psicologia e Nutrição.
 

Breve Histórico
 
Fundada em 16 de junho de 1897 por um grupo cidadãos beneméritos, liderados pelo padre Cândido Martins da Silveira Rosa, a Santa Casa de Misericórdia de Franca iniciou suas atividades formais em janeiro de 1901, conforme registro em ata; primeiramente como Irmandade da Santa casa de Misericórdia de Franca e depois como Fundação, a partir de 19 de dezembro de 1935, segundo registro no 1º Cartório de Notas desta Comarca.
 
Reunidos no antigo “Largo da Misericórdia”, os cidadãos que participaram da decisão foram: Comendador Bento José do Vale, Álvaro de Lima Guimarães, Joaquim Marcondes de Faria, José Inácio de Souza, Thomaz José da Mota, Lucas Borges, Henrique Ferreira Barbosa, José Marcelino de Queiroz, José Bernardes Pinto Júnior, Joaquim Andrade Nascimento, Godofredo Alves de Castro, Álvaro de Lima Guimarães Júnior, Dr. José Luiz dos Santos Pereira, Antônio Carlos Barbosa, José Carlos de Vilhena e Ovídio Tristão de Lima.
 
A Irmandade exerceu suas atividades, desde a sua instalação, construindo o primeiro prédio, cuja planta teria sido projetada em Paris, sob orientação e cuidados do Dr. Jonas Deocleciano Ribeiro.

 

Postado por Comunicação

Tags: Santa Casa,

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados