• Santa Casa no Facebook

NOTÍCIAS

19/05/2016

DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE LEITE MATERNO

Palestra, nesta tarde do dia 19 de maio, ministrada pela enfermeira responsável pelo Banco de Leite da Santa Casa de Franca - Ana Luiza Castro.
As mães internadas no hospital receberam informações sobre a importância da doação de leite materno para salvar vidas de outros bebês prematuros - além de instruções sobre formas corretas de amamentação.
Ao final, mães que já doaram leite, deram seus depoimentos de incentivo às mulheres presentes à palestra.

 

MÃE: DOE LEITE MATERNO. ELE SALVA VIDAS!

Se você é uma mãe que amamenta, compareça ao Banco de Leite da Santa Casa de Franca para fazer uma doação. Você pode salvar a vida de muitas crianças.

Atendimento: das 7h às 10h e das 13:30h às 17h.
Ligue no Banco de Leite da Santa Casa de Franca e peça mais informações: (16) 3711-4121

Importante:
* O leite materno, ajuda a salvar vidas de bebês prematuros e de baixo peso.
* Doar estimula o organismo a produzir mais leite, não deixando faltar para seu filho também.

 

 

Postado por

Tags: Eventos, Santa Casa,

03/05/2016

CURSO EM PARCERIA COM O SENAC FRANCA

 

O Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Franca, em parceria com o SENAC Franca, promove neste mês de maio, um curso voltado aos profissionais de setores variados da saúde, com o tema: “Habilidades em Atendimentos do Profissional da Saúde”.

Este curso tem como objetivo capacitar estes profissionais em diversos aspectos, como pró-atividade, resistência a mudanças, auto-estima, valorização profissional, humanização, acolhimento e escuta ativa.


Para este mês, as turmas já estão fechadas, mas o Instituto de Ensino e Pesquisa já considera continuar esta parceria com o Senac para trazer novos temas.

Postado por

Tags: Eventos, Institucional, Santa Casa,

03/05/2016

Kaizen

 

Aconteceu no anfiteatro da Santa Casa o evento de lançamento do Kaizen para o Centro Cirúrgico da Santa Casa.
O Programa Kaizen envolve todos os colaboradores da área/setor, que irão identificar pontos onde existem oportunidades de melhorias nos processos e aspectos positivos que podem ser lapidados e melhorados ainda mais. A proposta é manter um contínuo processo de evolução, visando otimização dos processos no que diz respeito à utilização racional de tempo, recursos e materiais, sempre tendo como meta a excelência na prestação de serviços ao usuário SUS.


Durante o evento, o presidente Chimionato comentou: “O principal motivo pelo qual implementamos este programa de melhorias é o nosso paciente; é nele que focamos todos nossos esforços. Promovendo a qualidade em todos os processos é que podemos garantir a excelência em nosso atendimento, desde a entrada do paciente até sua saída, certos de que fizemos tudo que podíamos para restabelecer sua saúde. Temos colhido bons frutos até o momento e esperamos multiplicar esta experiência para outros hospitais, para que possamos construir uma rede forte de atendimento ao público”, concluiu.

Postado por

Tags: Eventos, Institucional, Santa Casa,

20/04/2016

Kaizen

Nesta tarde, a equipe da Melhoria Contínua, juntamente com o vice presidente da Santa Casa de Franca, Tony Graciano estiveram na Pediatria do hospital parabenizando toda a equipe e fazendo a entrega dos certificados de reconhecimento pelo empenho e dedicação com que trabalham para alcançar o padrão de qualidade em todos os processos estabelecidos pelo Programa Kaizen, implantado na instituição.

O Kaizen é uma filosofia aplicada ao ambiente corporativo, com o intuito de promover a melhoria contínua em todos os processos, gerando economia e aproveitamento consciente dos recursos e valorização do ser humano.

 

 

 

Postado por

Tags: Institucional, Santa Casa,

07/04/2016

Dia Mundial da Sáude

Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém, a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.

Em 1946, a Organização Mundial de Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida.

De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Percebe-se, portanto, que todos os fatores, por mais irrelevantes que possam parecer, afetam a vida de um indivíduo e, consequentemente, a sua saúde. O papel do Estado para garantir o bem-estar da população é fundamental, pois é ele o responsável por garantir a qualidade de vida de cada indivíduo.

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.

Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. Essas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.

É fundamental que, além de cuidarmos da nossa saúde, participemos da luta por melhorias em nosso país. Vale destacar que não devemos procurar melhorias apenas em hospitais, devemos lutar por mais segurança, educação, lazer, cultura, entre vários outros direitos básicos e fundamentais para o nosso completo bem-estar.

 

Referencia: Patrícia Lopes Equipe Brasil Escola

Postado por

Tags: Institucional, Santa Casa,

24/03/2016

AME Franca abre processo seletivo para preenchimento de vagas

A Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca torna pública a abertura do Processo Seletivo para o preenchimento de vagas dos cargos discriminados no anexo I, que visam ao atendimento das necessidades do Ambulatório Médico de Especialidades de Franca – AME Franca.

O interessado em se inscrever no presente processo seletivo deverá apresentar-se no período de 28/03/2016 a 30/03/2016 (2ªF, 3ªF e 4ªF), das 7h30 às 17h, no Centro Administrativo da Santa Casa, localizado na Rua General Carneiro, número 1557 – Centro – Franca, com o currículo atualizado, acompanhado de toda a documentação exigida no edital para inscrição e participação no presente processo.

 

Download do edital

Postado por

Tags: Editais, Emprego, AME,

23/03/2016

Abertas as inscrições para Residência Médica

A Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, comunica que estarão abertas as inscrições para seleção dos candidatos ao preenchimento de vagas para Médicos Residentes no Programa de Obstetrícia e Ginecologia, conforme instruções no edital.

As inscrições vão do dia 23 a 28 de março.

Para maiores informações acesse o edital na íntegra.

Download do Edital

Download do Gabarito

 

 

Postado por

Tags: Editais, Emprego, Institucional, Santa Casa,

11/03/2016

Banco de Leite da Santa Casa de Franca pede doações

O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca, único na região, fundado em 2005, está com baixo estoque - e a nutricionista responsável, Ana Luisa, solicita às mães que estão em fase de amamentação para que procurem a unidade e façam doações.

Devido ao período de chuvas, que muitas vezes dificulta a locomoção, as pessoas deixam de doar, o que impacta diretamente no estoque. O Banco de Leite materno é de extrema importância, pois é ele que fornece aos bebês prematuros e de baixo peso o leite com todos os nutrientes necessários, mantendo um índice de praticamente 100% de vidas salvas em função destas doações.

O Banco de Leite da Santa Casa possui duas certificações de Qualidade Ouro do Ministério da Saúde/Fundação Oswaldo Cruz/Instituto Fernandes Figueira, pela excelência na realização dos processos, desde a recepção da mãe para a coleta, a pasteurização, os exames biológicos até o momento do fornecimento do leite, na forma pura e esterilizada, com a máxima segurança para a saúde dos recém-nascidos.

A mãe que está amamentando pode doar tranquilamente, sem receio de que irá faltar leite para seu filho, pois a coleta estimula o organismo a produzir mais leite.

O Banco de Leite funciona na Santa Casa de Franca, com acesso pela rua Padre Anchieta, nos seguintes horários: das 7h às 10h  e das 13h30 às 17h. Os telefones para informações e agendamento são: (16) 3711-4121 ou 3711-4122.

 

DOAR SEU LEITE SALVA VIDAS DE INÚMEROS BEBÊS!

AJUDE OUTRAS MAMÃES A TEREM A MESMA ALEGRIA QUE VOCÊ TEM!

 

Postado por

Tags: Institucional, Santa Casa,

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca 2014 © Todos os Direitos Reservados